ERA UMA VEZ O CINEMA


A Glória de um Covarde (1951)

cover A Glória de um Covarde

link to A Glória de um Covarde on IMDb

País: USA, 69 minutos

Titulo Original: The Red Badge of Courage

Diretor(s): John Huston

Gênero(s): Drama, Guerra

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.2/10 (3936 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

INDICAÇÕESstar star star star star

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Filme (Estados Unidos)

Sinopse: Na primavera de 1862, soldados voluntários do 304º Regimento do Exército da União se mostram inquietos com o treinamento e ansiosos em relação à sua primeira batalha. Enquanto seus companheiros se vangloriam, o jovem Henry Fleming se mostra preocupado em relação à sua coragem. Ele discute sua preocupação com seus colegas de barraca, o soldado alto, Jim Conklin,  e o soldado barulhento, Tom Wilson, mas não encontra nenhum consolo. De plantão, naquela noite, Henry ouve a voz de um soldado confederado do outro lado do rio. A voz avisa-lhe para ficar fora da luz da lua e tomar cuidado para não ter um "pequeno emblema vermelho" fixado no peito.

No dia seguinte, Tom espalha um boato de que ouviu que o regimento estará se deslocando para participar de uma batalha. Henry se sente isolado dos outros quando marcham em direção ao front. Quando os homens tomam posições em uma trincheira de um campo aberto, Tom procura Henry e lhe pede para entregar algumas cartas a seus pais, se essa for sua primeira e última batalha. Na primeira onda do ataque, alguns dos soldados da União são feridos ou mortos antes da retirada dos Confederados. Durante um breve cessar-fogo, os soldados discutem seus medos e a experiência de ver um homem morto.

Henry, agora, sente que passou no teste de coragem e se mostra como alguém movido por altos ideais. Quando os soldados Confederados iniciam uma nova carga, a luta é mais feroz, fazendo com que muitos soldados da União fujam, incluindo Henry. Alguns minutos mais tarde, na floresta, ele ouve oficiais de cavalaria da União proclamarem vitória. Agora, sentindo que traiu seus companheiros, Henry olha para os feridos e deseja que ele, também, tivesse um emblema vermelho de coragem. Quando o grupo retoma a caminhada, Jim Conklin, que se acha gravemente ferido e confuso, implora a Henry que o mova para fora da estrada se ele vier a cair. Quando ele tropeça, Henry e o Homem Esfarrapado o seguram pelo braço. No entanto, ele consegue se libertar e corre até um morro onde cai morto.

Pouco tempo depois, Henry se encontra correndo no meio de alguns soldados quando sofre uma pancada na cabeça provocada pela coronha de uma espingarda. O Soldado Alegre o encontra e o ajuda a voltar para seu regimento. No acampamento, Tom, que se mostra feliz ao ver Henry, acredita que ele foi ferido. Henry diz que sua cabeça foi ferida por uma bala e, em seguida, pergunta se o Tenente falou alguma coisa a seu respeito. Tom comenta que muitos soldados foram separados de suas unidades durante a batalha e passaram a noite a vagar meio perdidos. 

Na manhã seguinte, enquanto os homens caminham em direção ao campo de batalha, Henry se gaba de sua coragem demonstrada no dia anterior. Quando a batalha começa, ele de repente salta de sua trincheira e avança contra o inimigo. O Tenente o chama de volta e, em seguida, o cumprimenta como o mais valente de todos. Durante uma pausa, Tom e Henry ouvem os oficiais comentarem que o 304º Regimento será enviado para atacar o inimigo. Quando Henry e Tom comunicam as notícias, os soldados se mostram exultantes. Os homens iniciam lentamente sua marcha, mas o ritmo em seguida é acelerado. Quando o porta-estandarte é morto, Henry pega a bandeira e a empunha. Mais adiante, ao ver a bandeira confederada, Henry persegue seu porta-estandarte e, quando ele cai, ele empunha a bandeira confederada também.

Após o sucesso da empreitada, os soldados da União falam com os seus inimigos derrotados, muitos dos quais gostariam de ter morrido na batalha. Mais tarde, Thompson, um dos soldados da unidade de Henry, comenta que o Coronel ficou muito impressionado com a bravura do homem carregando a bandeira. Quando seus camaradas o elogiam, Henry, ainda envergonhado com sua covardia inicial, se afasta discretamente do grupo. Quando Tom se junta a ele, Henry confessa ter fugido da batalha do dia anterior, e Tom revela que ele, também, tinha "fugido", mas o Tenente o pegou e o obrigou a ficar. Agora aliviados, Henry e Tom juntam-se aos outros. Embora sejam informados que a vitória será creditada a um general que não o deles, os homens negam a importância da informação e falam sobre a volta para casa a tempo de participarem do plantio da primavera.

Elenco: